quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Tempos Como Esse

   A noite chega, eu olho para o céu procurando por respostas. É como se nesse momento o céu tivesse uma nova dimensão. Eu falo com a lua como se falasse com um ser supremo, como quem desabafa com o próprio Deus. As estrelas representam o que perdi, uma luz que acendeu em minha vida e que se fez distante, e o céu? A imensidão, aquilo que torna isso tudo ainda mais distante.
   Eu paro. Observo e me questiono. É como se a noite não fosse mais acabar, as horas parecem ser mais longas, o que eu sinto afinal? Eu sinto que tudo o que fiz, tudo aquilo que vivi não foi suficiente, é como se não tivesse feito minha tarefa como deveria.
   E por mais que eu pergunte, a lua não me traz respostas. As estrelas. Ainda as vejo como vejo você. Ainda que distante eu sempre soube que estava lá presente. Hoje eu já não sei, porque esta noite eu olhei para aquela estrela e pensei em você quando fiz um pedido... Eu fiz um pedido a minha estrela, mas ela já não brilha mais.
   Eu me surpreendi com tudo o que fiz, eu fiz o melhor que eu pude, mas não sei se foi o melhor de mim, afinal não foi o suficiente.
   Os céus parecem estar bem abertos diante de mim quando eu me questiono. Ainda que tenha as respostas que gostaria, só gostaria de entender, pelo menos uma parte dos planos superiores... Ao céu que representa a distância, só gostaria de lembrá-la que não me abala. A essa estrela que não brilha mais, só queria saber: O que foi que eu fiz para conquistá-la? Assim como também, o que foi que eu fiz para afastar você de mim? O que fiz para apagar o seu brilho?
   E quanto a mim, eu sei que nesses momentos é preciso reaprender a viver, em tempos como esse você se entrega novamente, assim como passa a aprender a amar novamente, e tempos assim se repetem até se tornarem reais.

domingo, 29 de maio de 2011

Eu nunca quis mudar

Eu sempre pensei: "Eu não vou mudar".
Sempre me pareceu legal ser comum, sempre tive medo de agir certo demonstrando algo errado, errado ou inusitado por ser diferente do que a sociedade contemporânea julga como simples e normal. Até que um dia alguém apareceu e tudo passou a ser diferente.
Ontem, coloquei minha velha camiseta de uma banda punk, meu all star, enfim, adotei o meu estilo casual e ao me deparar com meu reflexo no espelho, refleti: "Eu mudei?"
É incrível como ainda olho no espelho e consigo enxergar a mesma pessoa, talvez eu não tenha mudado,  talvez eu nunca vá mudar, assim como nunca quis, mas o fato é que a minha vida agora é outra.
A mesma pessoa com um novo brilho no olhar, talvez eu possa vacilar, o que sempre acontece por sinal, somos seres humanos, excelente desculpa, mas fato que mostra que somos simplesmente indivíduos errantes.
Em frente a uma situação difícil posso me desesperar, mesmo sabendo que existe alguém que me dá novas forças para sempre continuar, todos precisam de novas forças às vezes. Quando há uma dor que imagino não ser capaz de suportar, esse mesmo alguém se faz presente de uma outra forma e me mostra quanta força ainda me resta. Muitas das coisas que um dia julguei serem impossíveis, mesmo que ainda não as tenha alcançado, vejo que o que eu chamo impossível às vezes é somente aquilo que denominei assim para não tentar, prováveis ou não, não há nada impossível, torna-se real tudo aquilo que busco com perseverança e com o coração aberto.
Eu não mudei, ainda sou a mesma pessoa, com o mesmo estilo. Agora com novos hábitos, novas convicções e novos ideais. O que mudou de fato foi minha forma de ver o mundo, e constatar que há muito do que preciso aprender, viver é aprender o tempo todo. E nessa vida há muito mais do que eu posso compreender, não é uma simples questão de entender, mas sim, de sentir.
E sinto que algo dá sentido a minha vida, portanto, não posso banalizá-la. Aceitaram-me do que jeito que eu sou e isso não me fez mudar, só me fez crescer e querer ser alguém melhor, porque mesmo em alguns momentos imperceptíveis, constatei que Deus se faz presente em minha vida mais do que eu sou capaz de imaginar. E por isso, eu dei sentido a tudo o que eu disse, tornei real cada palavra, porque isso, é tudo o que minha alma possui agora.




quinta-feira, 3 de março de 2011

Em troca da eternidade


Invisível andando pelas ruas, um dia eu encontrei um sorriso que parei para olhar, nunca imaginei um anjo ser cativado por um humano antes, mas o sorriso daquela garota irradiava minha alma, me dava paz, a paz que eu concebia a outros, ela levou até mim, era como se ela me percebesse, mas ela jamais poderia me ver.

- Eu passei ao lado dela e senti algo diferente, algo muito forte que definitivamente não saberia jamais descrever.
- Isso faz você querer desistir de ser um anjo celeste para tornar-se um mero mortal?
- Também. Mas eu não quero deixar de ser o que sou só quero uma chance de estar perto dela.
- Há algo mais? Mais algum motivo que leva você a desistir da vida eterna plena? Até porque se você se expuser muito a vida humana quando voltar poderá ser condenado pelos pecados que cometeu durante sua estadia na Terra. Eu posso conceder-lhe algum tempo de vida na Terra, mas você precisa pensar se realmente valeria perder a eternidade toda em troca disso.
- Sim, eu pude ver que ela não acredita na eternidade. E eu só quero mostrar para ela o quanto tudo pode ser eterno e intenso como ela jamais poderia imaginar.
Por um segundo fechei meus olhos, ao abri-los eu estava na Terra.

Eu sabia quem eu era e onde estava, mas não sabia como encontrá-la.
O tempo passou. Eu não a encontrei. Comecei então a viver a vida banal de um humano inconseqüente, sem a esperança de reencontrá-la. Levando-a somente nos meus sonhos e na minha memória.
“Ela nem poderia ter me visto quando a vi em meio aquela multidão, eu era um anjo e ela um ser humano, ela jamais poderia ter notado minha presença ao seu lado”- Já sem expectativas, pensei.

 Um dia quase sem querer a encontrei, não da forma como planejei, mas lá estava ela, perfeita, como constatei. Ver suas fotos faziam eu me sentir bem, me fazia ter saudade de alguém que eu nunca estivera junto, alguém que para mim era como uma estrela no céu, ao qual mesmo distante eu sabia que ela estava lá presente, eu não podia tocá-la, mas ainda sim podia senti-la.
Passei a manter contato com ela através de internet e telefone, aquilo mudou a minha vida, por todos os dias eu pedia ao vento para trazê-la pra perto de mim. Mas a distância era grande demais, ainda assim eu tinha plena confiança de que um dia eu iria encontrá-la, mas como iria dizer a ela que um dia eu fui um anjo e que havia pedido para me tornar humano simplesmente porque num certo dia, por acaso eu a vi em meio a uma multidão e seu sorriso me encantou de forma que me fez valer os céus. E que agora eu pudera estar condenado por desistir das minhas beatitudes em troca de uma vida mundana.
E mais uma vez, o tempo passou.

Depois de longos meses, eu a encontrei e senti como se naquele momento de todos os meus pecados eu tivesse me arrependido.
Então contei a ela minha simples e intrigante história.
Ela me olhou desconfiada.
- Então você é um anjo? E desistiu da eternidade pra ficar comigo?
- Não, desisti de ser um anjo para ficar para sempre contigo!
- Isso não faz sentido!
- Eu sei! Nada nessa vida aparentemente faz sentido. Mas eu desistiria da eternidade para tocar em você. Eu sei que você sentiu de algum modo quando eu passei ao seu lado na forma de um anjo. Pois sei que de alguma forma você me percebe.
- Mas você deixou a vida eterna?!
- Você é o mais perto do céu que eu posso chegar!
- Mas uma hora você vai ter que voltar pra lá.
- Eu não quero voltar pra casa agora, o único gosto que sinto é o deste momento.  Eu só preciso saber se você me ama.
- É tudo muito confuso, mas essa é a única certeza que eu tenho.
- Eu não sei por quanto tempo vou ficar aqui na Terra, cedo ou tarde isso pode acabar.
- Neste momento você é tudo o que tenho, seu amor é tudo o que respiro e eu estou aqui pra te mostrar o quanto isso tudo pode ser eterno.

Um vento forte foi se aproximando, era como se os céus fossem se abrindo diante de nós. Era o meu chamado, era chegada minha hora.
- Eu tenho que ir- Eu disse olhando fundo em seus olhos.
- Mas é isso? A nossa história acaba aqui no nosso encontro?
- Não, a nossa história não acaba agora.

Eu fechei meus olhos e em seguida estava no céu novamente.
Então alguém me perguntou:
- Você sabe que está condenado, não sabe?
- Imagino meus primeiros dias na Terra não foram os melhores.
- Então lhe pergunto: Valeu à pena?
- Eu preferiria sentir ao menos uma vez, uma única vez, sentir o cheiro dos seus cabelos, tocar uma vez em sua mão, dar um beijo em sua boca a passar a eternidade toda sem isso.
De repente me senti ser arremessado pelos céus, algo me movia descontroladamente, pensei estar sendo levado para condenação, com medo fechei meus olhos. Eis que ao abri-los lá estava eu, deitado numa cama, quando olhei ao meu lado estava ela. Linda. Estava acordando, então vi pouco a pouco ela abrindo seus lindos olhos grandes e escuros, a garota dona de um sorriso encantador, aquela garota inteligente, atraente e sensível pela qual eu me apaixonei, então pude ver que tudo teria talvez sido apenas um sonho, mas esse sonho havia me mostrado o quanto eu era feliz por tê-la ao meu lado, mostrou que eu nasceria gerações se preciso fosse para encontrá-la, para que seus lábios eu pudesse tocar, que na verdade eu daria minha vida por este desejo, viveria pelo seu sorriso e deixaria tudo por seu beijo.


Mateus Oliveira

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Decepções

A vida muita das vezes insiste em jogar nosso orgulho fora,
nos revela uma face oculta e satírica de nós mesmos,
somos pego de surpresa, usados, ludibriados e humilhados.
Quando tudo parece finalmente se encaixar, algo vem e acaba
com todos nossos planos, destrói nossos sonhos e nos joga no chão.

E de repente esse mesmo chão se perde, e tudo a nossa volta parece perder
todo o sentido, tudo aquilo que se depositava a esperança se vai!
Por quê? Não faz sentido!
Por que quando tudo parece estar no devido lugar,
acontece algo que nos surpreende tragicamente?
E parece querer nos decepcionar de propósito?

Quem nunca se decepcionou?
Muitos perderam até mesmo o que não tinham...
O que eles fizeram?
Alguns desistiram de uma vez se entregando ao vazio que os preenchia,
e outros lutaram, mesmo tendo a derrota como sua unica certeza.

Voltar atrás nunca traria nada do que foi perdido de volta,
mesmo sem forças para continuar,
é necessário acreditar que de onde vieram nossas forças para começar
também restam forças para por um fim.

O que sempre nos manteve vivos foi a esperança,
a fé em algo que vai nos levar adiante,
aceitando que para cada perda, há sempre uma nova conquista
e que o grande vencedor é aquele que carrega o mérito por sua tentativa,
que nunca olhou sua derrota e consegue ser capaz de criar um novo mundo
para tornar capaz um velho sonho!

Mateus Oliveira



terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"Minha vida tem sentido"


"Tanto tempo esperei você,
e você nem apareceu.
Eu pensando em você,
enquanto você nem me imaginava,

Mas um dia aprendemos
que sempre resta uma chance,
que tudo se renova e um dia dá certo:

Aprendi que minha vida tem sentido
quando tem você por perto.

E eu  tento te impressionar,
sempre lutando pra te conquistar.
Eu prometo que pra sempre vou lembrar,
Eu vou lembrar de tudo, quando tudo acontecer!

Onde você esteve esse tempo todo
em que eu te esperei?
Bom, acho que sei,
Afinal, dentro de mim foi onde te guardei!

Tudo se renova e um dia dá certo:
Aprendi que minha vida tem sentido
quando tem você por perto!"

Mateus Oliveira













(Todos os direitos autorais reservados)



É preciso querer...

"Eu quero ter um decodificador de sonhos,
um amplificador de sorrisos,
ser um refletor de desejos,
um confeccionador de novos ideais


Eu quero ser um colecionador de planos,
um inventor de sentimentos.
Ter um destruidor de ilusões,
um apanhador de lágrimas.


Eu só queria ser...
Ser o descobridor de segredos do universo,
para assim compreender você.
Poder compreender.


O quanto vale seu sorriso.
Até onde vai a verdade de suas palavras.
Todos seus sonhos e planos,
e assim, saber o que me leva até você.


Queria ser contente em saber,
saber que tudo que sei, não me traz respostas
já que por mais que as encontre
as perguntas um dia mudarão."


Mateus Oliveira